Aproveitamos uma ponte no final de maio e fomos para a nossa primeira aventura em Autocaravana alugada e com a possibilidade de no final a comprar. Consegui que me disponibilizassem a autocaravana logo de manhã (normalmente é só à tarde) e, depois de chegar a casa, começamos o primeiro contacto de como a preparar para uma aventura, que neste caso seria tudo novo e pela primeira vez.
Partindo do princípio de que a Autocaravana está pronta (combustível, água e despejos feitos) será necessário carregar a mesma com tudo para podermos viver durante os 4 dias de aventura como por exemplo:
- Roupas de cama e Vestuário e calçado para a família
- Comida e Farmácia
- Material para campismo/praia
Aqui começamos a aperceber-nos que a preparação inicial de uma autocaravana com tudo o que achamos necessário para termos total conforto não é tarefa fácil. Sentimos que estávamos quase mudar de casa e o tempo foi passando… O objetivo era sair o mais rápido possível e acabamos por gastar toda a manhã na preparação!
Almoçamos ainda em casa e finalmente estávamos prontos! E agora para onde? Estávamos a começar tal como queríamos: não tínhamos nenhum plano. Apenas um objetivo que era o Alentejo Costa Vicentina… Mas depois com o atraso de uma manhã tivemos de repensar e mudar planos: O melhor é começar com calma e ficar num local conhecido e seguro: e pronto lá decidimos ir para Fátima!
Começamos logo a usufruir do autocaravanismo e a sua grande vantagem: sem planos e sempre com soluções decididas na hora.
Resumo do Itinerário
- Duração: 4 dias (31/5 a 3/6/2018)
- Público Alvo: Adultos ou Familias com crianças. Mais adequado para adultos com crianças. Tem atividades direcionadas para crianças.
- Itinerário (clique para ver o pormenor de cada dia):
Custos

Dicas para esta viagem
Depois desta aventura resumo aqui o que aprendi antes de decidir ser autocaravanista:
- Precisa de gostar de conduzir: não é um requisito, mas se quiser rentabilizar o investimento vai começar a passear muito e cada vez ir mais longe numa aventura cada vez mais longa.
- Conduzir uma autocaravana não é a mesma coisa que um carro ligeiro:
- As viagens são mais lentas
- As manobras aumentam de dificuldade
- Não dá para ir a todo o lado com este tipo de veículo
- Nas autoestradas com portagem, as autocaravanas ligeiras pagam classe 2 e por isso quase o dobro da portagem de um ligeiro. No entanto em algumas situações é preferível ir pela autoestrada e suportar o custo pois caso contrário iremos perder muito tempo nas alternativas
- Conduzir e usufruir de uma Autocaravana “capucine” para 7 pessoas deste modelo:
- A partir dos 80Km/h “vareja” bastante sendo necessário corrigir constantemente a trajetória
- Mete um pouco de impressão o “capucine”
- A cama de casal do “capucine” é grande, mas tem pouca altura. Não é confortável subir e descer para a cama
- Eramos 4 e o espaço era suficiente. Não vejo 7 pessoas a viver numa autocaravana
- Precisa de ter espaço para guardar a autocaravana: É um veículo grande e alto e não cabe em qualquer lugar. Se não tiver as condições mínimas de pelo menos ter um espaço para a guardar dentro de portas, vai ter problemas mais cedo ou mais tarde.
- Experimentar antes de comprar é fundamental: não são só vantagens neste estilo de turismo:
- Dá trabalho e tem custos equipar a autocaravana
- No início e no fim de uma viagem, dependendo da duração, dá trabalho na preparação e no final
- Se não for alugada esse trabalho diminui, pois, a preparação inicial minimiza as seguintes pois serve para as próximas viagens
- Dá trabalho e tem custos equipar a autocaravana
- É um investimento avultado e geras despesas de manutenção anuais
- Não desvaloriza tanto como um carro, mas também está sujeita a esse problema
- Pode ser uma boa opção se a usar bastante pois o custo de aluguer é bastante alto
- Toda a família tem que gostar
- Não é a mesma coisa que ir para um hotel
- Existem trabalhos extra que numa viagem de carro não são aplicáveis (despejos, água, limpeza e arrumação…)
- As crianças adoram, embora adorariam mais se durante a viagem pudessem estar nas camas
- Sentimos a família mais perto e mais intensamente: estamos sempre juntos!
No entanto é de certeza uma alternativa que nós gostamos e ficamos viciados. E tem bastantes vantagens a meu ver também. Economicamente, o aluguer é sempre caro, mas a compra também o é! Só numa perspetiva de investimento a longo prazo trará retorno principalmente para 4 ou mais elementos numa família. Irá permitir viagens que se tivessem que ser pagos hotéis seriam impossíveis de realizar. Prolonga o tempo de viagem face à ausência de custos de alojamento e minimização dos da restauração.
Tendo esta aventura terminado com sucesso no teste de conceito, infelizmente não terminou com sucesso no que diz respeito à compra, mas ficou a necessidade. Logo no dia a seguir continuamos à procura de uma autocaravana, pois já tínhamos decidido o que queríamos fazer nas férias de Verão: Uma aventura pela Europa!
esqueceu se dos comsumos no meu caso na autoestrado 11 a15 entre 100 a140 h na nacional 8 a 10 entre70 a 90 h no meu caso com uma ducato 2.3 de 130 cv ultima g
eracao quanto au resto nao tem comparacao liverdade completa
GostarGostar
Boa dica. Vou incluir os consumos no resumo. Mas no meu caso andam à volta dos 12L em autoestrada a 120Km (no norte com montanha!).
GostarGostar