2018 Primeira aventura em autocaravana (dia 2)

Fátima – Mafra

Estávamos no segundo dia da aventura de manhã. Como de costume, sou o primeiro a acordar e com algum cuidado lá desci do “capucine” para não acordar a minha mulher (e não é fácil pois estava do lado interior): comecei logo a pensar que todos os dias ia ter este pequeno problema.

A noite tinha sido tranquila e sem problemas (por isso escolhi Fátima para a nossa primeira noite). De noite esteve vento e choveu. Reparei que tinha estacionado encostado a uma árvore e por isso tinha acordado de noite com uns barulhos estranhos que só agora percebi o que eram: ramos das árvores a roçarem a autocaravana. A chuva numa autocaravana é um som que até gosto de ouvir.

Depois de me vestir e comer qualquer coisa fui passear o cão que já estava a dar sinal. O tempo não estava muito bom e tinha chovido de noite. A temperatura estava fresca, mas não chovia no momento. Consultei o tempo para os próximos dias e não havia boas notícias nem mesmo para o Alentejo: aguaceiros e temperaturas baixas. A Costa Vicentina já não me parecia uma boa ideia com este tempo e seria melhor encontrar uma alternativa.

Durante a passeio mergulhei nos mapas do meu telemóvel à procura: teria que ter agora uma atividade interessante para as crianças e a uma distância aceitável. Depois de algumas opções lá surgiu Mafra: Tinha um Convento/Palácio para visitar (e as miúdas adoram) e também lá perto a Aldeia Típica de José Franco que as miúdas ainda não conheciam: perfeito!

Depois de todos acordarem e tomarmos o pequeno almoço, despedimo-nos de Fátima e lá fomos todos felizes e contentes a caminho de Mafra: mais uma vez evitando as autoestradas! Esta opção a meio do caminho veio mostrar-se um pouco complicada! Acabamos por demorar mais tempo do que o esperado e a dada altura acabei por andar em estradas pouco aconselháveis. Um percurso de cerca de 130km demorou muito mais tempo do que o GPS indicava. Acabamos por almoçar a meio do caminho e só a meio da tarde chegamos a Mafra.

Fátima – Mafra sem portagens

Mal nos aproximamos de Mafra vimos o sinal de Área de Serviço de Autocaravanas e seguimos para lá! Agradável surpresa: a nossa primeira área de serviço novinha em folha com todos os serviços e mesmo ao lado do convento de Mafra! Estacionamos e tínhamos muitos vizinhos! Os locais para autocaravanas estavam cheios!

Área de Serviço para autocaravanas de Mafra

Preparamos tudo e fomos visitar o convento de Mafra, novidade para todos pois ainda não conhecíamos!

A visita ao convento foi magnifica. Eu adorei e as miúdas também (com alguma surpresa minha). Depois do convento fizemos uma pequena visita à cidade, compramos o pão de Mafra e no final da tarde voltamos à Autocaravana para um pequeno lanche e descanso.

Esta ASA tem todos os serviços: Água, Vazamento de águas e cassete WC, Eletricidade. A água paga-se com moedas e por tempo. O resto é gratuito. Eu ia ter a primeira experiência de fazer a manutenção da Autocaravana numa ASA:

  1. Vazar cassete WC: Tarefa que foi pacífica e sem problemas
    1. Vazar no local específico
    2. Lavar bem
    3. Colocar o produto próprio para manutenção (usei o ThetFord líquido)
  2. Vazar águas residuais: Depois de umas manobras também foi só abrir a torneira
    1. Não esquecer de depois fechar pois eu esqueci-me!
  3. Encher água potável: Parecia fácil, mas surge o primeiro problema:
    1. Só tinha um adaptador e não servia na torneira
    2. Tive que me socorrer noutro autocaravanista que me emprestou o adaptador e lá me desenrasquei!

Entretanto já eram horas de jantar, mas antes fomos experimentar tarefas usuais, mas que nunca tínhamos feito numa autocaravana: tomar banho! Experiência concluída com sucesso e com todo o conforto. Confirmei a necessidade de que ter um duche separado do resto do WC é importante quando somos 4 numa autocaravana.

Ao jantar fiz uma sondagem: E então estão a gostar? Imaginem a resposta! Acho que até o cão disse que sim!

Endereços úteis para informação adicional sobre Mafra:

One thought on “2018 Primeira aventura em autocaravana (dia 2)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s