02/03/2019 Ponferrada
Depois de uma noite bem dormida na Área de serviço de Ponferrada (bastante grande e com todos os serviços), hora de uma pequena exploração da zona. Verificamos que estamos num local onde se cruzam vários caminhos de S.Tiago, vindos de diversas zonas. A região despertou-nos curiosidade e além da visita de hoje a Ponferrada, vamos voltar a passar por cá ainda nesta aventura!
Um pequeno resumo da região que encontrei no Youtube (desculpa por ser em Espanhol):
De manhã, como sempre, as miúdas não querem levantar-se! Ainda por cima, no dia anterior, foram tarde dormir… Enfim, quem tem filhos já sabe como é…
Eu e o cão somos sempre os primeiros a sair. Estava bastante frio, mas um dia bonito de sol. Fomos explorar as redondezas. Estavamos mesmo ao lado de um albergue de apoio aos peregrinos que fazem os caminhos de Santiago. Só faltavam 210km a partir daqui!

Entretanto, já com todos acordados, preparados e alinhados pela hora de Espanha, saimos para ir visitar o Castelo de Ponferrada, conhecido como castelo dos Templários, muito peculiar e muito bem conservado. Tem que se pagar a entrada mas vale a pena face à boa conservação e experiência mas também das exposições existentes. Clique no link em cima para ver os horários e preços. Tem dias de entrada gratuita!

A visita a um castelo é sempre um bom programa para as crianças pois gostam deste tipo de programa. Imaginam o tempo dos Reis, Rainhas e Princesas e até se colocam no seu papel!

A visita demorou cerca de duas horas, desde que saimos e voltamos à Autocaravana. Já eram horas de almoçar. Assim o fizemos e, enquanto isso, aproveitei para definir o próximo destino que ainda não estava bem claro.
Depois de uma consulta no Google Maps, verifiquei que alimesmo ao lado, o famoso Gaudi também tinha obras nesta zona de Espanha: Em Astorga, o Palácio de Gaudi! E lá fomos…
02/03/2019 Astorga
Depois de estacionada a Autocaravana, uma pequena caminhada e estavamos no centro de Astorga junto do Palácio de Gaudi que foi construido para ser a casa paroquial do bispo de Astorga. Por fora espetacular e por dentro mais ainda. A visita é paga. Apesar de ser relativamente moderno vale a pena visitar pois tem uma arquitetura distinta e única!





Mesmo ao lado, a catedral de Astorga, que com muita pena nossa, já não pudemos visitar! A tarde já ia longa e já não chegamos a tempo de entrar. No entanto face à dimensão e riqueza exterior, será ainda mais interessante no seu interior.
Também por aqui passava e (passa ainda) o caminho de S. Tiago. Fica para a próxima!

No regresso para o parque onde deixamos a autocaravana apreciamos Astorga que nos pareceu uma cidade muito interessante.

Adoramos Astorga e havemos de voltar noutra oportunidade. Mas agora era hora de voltar à Autocaravana, lanchar e partir ainda mais para norte, com destino às famosas grutas de Altamira.
02/03/2019 Astorga – Puente San Miguel (Cantábria)
Depois de uma pequena pesquisa, escolhi a área de serviço para autocaravanas Puente San Miguel, que é perto das grutas de Altamira e aproveitamos para descarregar e carregar águas.

Chegamos tarde e a más horas mas a Área de serviço pareceu muito boa. Mas contamos tudo na publicação do próximo dia que era domingo e as entradas na gruta de Altamira, Património da Humanidade, eram gratuitas…
Já estamos em Cantábria!
Veja o nosso vídeo
Subscreva o nosso canal Viagens e Aventuras aqui para ser o primeiro a ver os videos das nossas aventuras!
2 thoughts on “Ponferrada e Astorga (dia 1)”