Grutas de Altamira e Santillana del Mar (dia 2)

A Área de Serviço escolhida não podia ser melhor: plana, com todos os serviços, era mesmo ao lado de um rio e com espaço para as crianças poderem brincar. Até parque para animais tinha. Em Espanha começa a ser uma infraestrutura normal de encontrar e de facto muito útil. O nosso passageiro canino adorou!

Área de Serviço Autocaravanas Puente San Miguel

03/03/2019 Grutas de Altamira e Santillana del Mar

Hoje o programa era simples: Visitar as famosas grutas de Altamira, Património Mundial da Humanidade e que ao domingo de manhã são de visita gratuita: o que é sempre de aproveitar para quem anda com a família (também ao sábado à tarde). Mais informações podem consultar aqui.

A expectativa era grande, pois as minhas miúdas já dão algum valor a este tipo de atracções.

O museu tem parque de estacionamento suficientemente grande para estacionar a nossa autocaravana. Com alguma dificuldade, devido aos mais de 7 metros de comprimento! Mas deu para estacionar. Basta ter alguns cuidados e escolher o local mais adequado.

Para quem não sabe, trata-se de uma gruta com fantásticas pinturas rupestres policromadas no tecto (conforme foto deste artigo), que agora foram transformadas num museu, com uma réplica à escala real. Esta situação foi devida ao n.º de visitantes ter vindo a aumentar de tal forma que em pouco tempo estavam a degradar-se. Foram tomadas medidas de emergência para salvar o património único e tão bem preservado.

Local de acesso controlado à gruta original

Mais informações do Museu de Altamira podem ser consultadas aqui.

Arte rupestre no Norte de Espanha

Agora ainda é possível visitar as originais, mas está limitado a um n.º bastante reduzido e por sorteio. Mesmo assim vale a pena visitar o Museu e a réplica, pois além disso existe um centro interpretativo com muitas informações e vestígios pré-históricos. As miúdas adoraram.

Neste dia, as famílias eram muitas e o museu estava bastante concorrido, mas mesmo assim estava agradável e sem stress.

Depois da visita, decidimos voltar à área de serviço, que era ali perto, para almoçar e estar mais à vontade. Depois do almoço fomos explorar o rio ali ao lado e brincar um pouco à recolha de pedras. O dia estava agradável e é sempre bom fazer uma atividade ao ar livre.

Só tinha um objetivo que não queríamos perder: O dia seguinte era para ir ao Parque de Natureza de Cabarceno para visitarmos os animais e que era também ali perto. Tínhamos a tarde livre: como estava bom tempo e os dias já estavam maiores, decidimos ir visitar uma povoação ali perto: Santillana del Mar.

Àrea de Autocaravanas – Santillana de Mar

A escolha foi acertada! Uma povoação muito característica com alguns palácios bastante bem preservados. Também aqui passa um caminho de São Tiago…

Lá vamos nós ao centro de turismo para obter informações e dicas…
Santillana del Mar
Praça em Santillana del Mar
Depois da visita à povoação nada melhor que uma paragem nuns bancos originais

E estavamos a chegar ao fim de mais um dia de aventura. Hora de partir para a área de autocaravanas ao lado do parque de natureza Cabárceno.

Área de serviço de Autocaravanas de Cabárceno

Chegámos já ao final do dia, era noite e depois do jantar fomos descansar. No dia seguinte era para levantar cedo pois íamos passar todo o dia a visitar o Parque da natureza de Cabarceno.

Veja o nosso vídeo

Subscreva o nosso canal Viagens e Aventuras aqui para ser o primeiro a ver os videos das nossas aventuras!

O video do nosso dia 2 da nossa aventura

1 thoughts on “Grutas de Altamira e Santillana del Mar (dia 2)

Deixe um comentário