2019 Marrocos (dia 15)

O objetivo neste dia era claro: Visitar a maior e mais importante mesquita de África. Já tinhamos tido contacto com a grandiosidade quando chegamos, pois pernoitamos mesmo ao lado e com vista direta para este monumento. Mas de manhã, ao percorrer as suas imediações verificamos ainda mais a sua grandiosidade!

Mesquita Hassan II em Casablanca

Enquanto as miúdas acordavam e se vestiam, fui explorar as redondezas e comprar os bilhetes de entrada para a visita. Não são vendidos na entrada mas num edificio ao lado e por cerca de 12€ cada bilhete.

Fachada e imponente porta em titânio

Fui para a autocaravana já com os bilhetes e, em familia, dirigimo-nos à entrada para visitar a mesquita. Não foi possível entrar logo uma vez que entram grupos de pessoas controladas. Tivemos que esperar e aproveitamos para tirar algumas fotos no exterior…

Durante a espera um dos seguranças perguntou-nos: Vão visitar a mesquita ou vão para a piscina? É que as miudas iam de saia curta e esta pequena observação fez-nos pensar que talvez fosse melhor escolher outra indumentária… O que vale é que a nossa casa estava mesmo ali ao lado e decidimos trocar a roupa das miudas.

Lá entramos e como é natural tivemos que nos descalçar. Convém levar meias para não andar descalço! O chão é de mármore e apesar de ter muitos tapetes não é muito agradável andar descalço. Depois é procuram um guia.

No interior da mesquita

O interior da mesquita é uma obra de arte fantástica. As fotos não conseguem mostrar a grandiosidade da mesma. Só mesmo visitando consegue-se sentir esta sensação!

Infelizmente não conseguimos um guia em português! É dificil encontrar um pelo que fomos com um em francês. A construção é moderna dos anos 80/90 e foi construida parcialmente em cima do mar. Pode encontrar informações pormenorizadas aqui.

O telhado basculante aberto para circulação de ar

Infelizmente quando estivemos dentro da mesquita o telhado não estava aberto. Mas depois ao inicio da tarde, o telhado foi aberto e foi possível ver de fora. Uma abertura do telhado para renovação do ar e refrescamento. A abertura é elétrica.

Hora de almoçar e rumar a Tanger. Ainda tinhamos muitos kms para fazer…

25/04 Casablanca – Tanger MED – Algeciras

Tinhamos ferry às 22h e apesar de parecer que havia tempo que sobre, na realidade perdemos o ferry. É que tinha posta a morada errada no GPS: em vez de Tanger MED tinha colocado Tanger… E a diferença ainda é significativa!

Casablanca – Porto de Tanger MED

Não esquecer de atestar na última estação de serviço Total na autoestrada que aceita cartões de pagamento. Depois é complicado! E eu compliquei…

A passagem na alfandega no porto foi um pouco mais demorada do que previa. Todas as viaturas fazem um Raio X mas no nosso caso nao inspecionaram nada. Apenas o Raio X.

Como chegamos em cima da hora era de prever que iamos perder o ferry. O que vale é que havia outro passadas duas horas. Assim enquanto esperamos já despachados da alfandega, jantamos e vimos um filme.

À espera de embarcar no Ferry para Algeciras

Depois da travessia ficamos neste parque:

Parque sossegado para passar a noite. Um pouco inclinado mas aceitável.

E a nossa aventura em Marrocos chega ao fim mas ainda faltam mais três dias, agora por terras europeias e mais calmas e para descansar… Brevemente o epílogo da nossa aventura!

Veja o nosso vídeo

Subscreva o nosso canal Viagens e Aventuras aqui para ser o primeiro a ver os videos das nossas aventuras!

A nossa visita à mesquita de Casablanca

One thought on “2019 Marrocos (dia 15)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s