2019 Marrocos (dia 9)

O dia amanheceu e mal sai da autocaravana, vi que ficamos com vista direta para um enorme oásis que acompanhava o rio. Vista fantástica de verde, quando tudo à volta é desértico…

Vista da nossa autocaravana de manhã

Como não tínhamos estado em parques, hoje era dia de fazer a rotina usual de carregar e descarregar águas e wc para ficarmos preparados para mais dois dias de autonomia. Este parque tem tudo, inclusive possibilidade de tomar banho de água quente. Mas não tem a possibilidade de descarregar águas cinza. Tive que descarregar noutro local. Por aqui a falta de água é uma realidade e faz falta para regar as poucas plantas.

Caso esteja interessado em ver o nosso resumo em video, pode encontrar no final deste artigo a ligação ao nosso Canal Youtube Viagens e Aventuras em Família.

19/4 Parque Tinghir – Gargantas do Todra – Rissani

Depois da preparação da autocaravana, hora para as despedidas da família que gere este negócio (que não foi fácil). Tem Camping, Restaurante, Passeios de camelo, Café esplanada com vista sobre o oásis e todos os serviços. Pedi pão e ele apareceu. Não falta nada!

Antes ainda de partir, tomamos um chá e a minha filha ainda esteve a ver umas pulseiras… Ainda visitamos o grande Chef e a sua cozinha, quando preparava o almoço para um grupo de turistas de Israel, que vinham visitar a região e ali iam almoçar!

E lá partimos para as Gargantas do Todra!

Parque – Gargantas do Todra

As gargantas do Todra são uma formação natural onde nasce o rio com o mesmo nome. Passamos por elas, paramos a autocaravana e fomos visitar a pé. Senti-mo-nos pequeninos face à dimensão dos desfiladeiros! As fotos não conseguem passar a dimensão e sensação que experimentamos. E é interessante como se consegue ver a nascente do rio que aparece mesmo por baixo dos nossos pés.

Ao longo da estrada existem sempre vendedores de produtos locais. Demo-nos à conversa com uns muito simpáticos que nos explicaram alguns dos símbolos presentes nas roupas típicas dos berberes e que nos explicaram como viviam por ali.

Um dos senhores tinha uma ferida no pé e pediu-nos se não tínhamos medicamentos. Os medicamentos em Marrocos são raros e não é a primeira vez que nos pedem. Um simples ben-u-ron faz sucesso. Lá arranjamos uma pomada adequada para colocar na ferida no pé…

E assim passamos parte da tarde, horas de voltar à estrada em direção ao deserto cada vez mais profundo e predominante.

O próximo destino era Merzouga, junto das dunas Erg Chabi. Mas ainda estava longe. São mais de 200Km/3 horas de caminho. Com o passar do tempo acabamos por fazer uma pausa em Rissani, que quando chegamos estava em festa… e a chover!

Gargantas do Todra – Rissani
Chegada a Rissani em festa e a chover!

Parece estranho, mas já quase no deserto do Sahara, a chuva fez-nos uma visita pela primeira vez na nossa aventura.

Rissani estava em festa! Muitas bandeiras de Marrocos, polícia e muita gente… O que se passa? Vamos parar e ver!

Estacionamos mesmo à porta do centro cultural que se vê na imagem em cima e fomos lá ver o que se passava. Muita gente vestida a rigor e eu de t-shirt e calções! Comecei a sentir-me muito observado e achei por bem ir mudar de roupa!

Pelo aspeto, parecia que ia haver um espetáculo musical local!

Entretanto, já sentados na plateia, as minhas filhas já estavam a fazer amigas e a tirar fotos… e a interagir com os pais e amigos. Sempre a conversar!

Depois de algum tempo à espera, vemos algumas movimentações e acabamos por perceber que haveria qualquer coisa relacionada com o poder local envolvido, pois pareceu-nos estar lá algumas pessoas importantes e por isso a presença da policia.

Começaram os discursos, mas infelizmente não conseguimos perceber nada!

As amigas instantâneas tão bonitas, também subiram ao palco e depois lá começou a música típica local. Mais tarde ficamos a saber que receberam o prémio de melhores alunas da sua escola. Parabéns!

No final, o pai das novas amigas encontrou-se connosco e no meio da conversa, surge um convite inesperado: Gostaríamos que fossem nossos convidados esta noite em nossa casa!

Se não tivéssemos tido já uma boa experiência anterior, se calhar pensávamos duas vezes. Mas visto termos verificado que por estes lados parece ser uma prática comum e sincera, resolvemos aceitar e fomos jantar a casa destes novos amigos.

Lá fomos. Demos boleia até à sua casa que não era muito longe dali…

O anfitrião é o Sr. Abdou, uma pessoa bastante simpática e com uma grande cultura. Enquanto as minhas filhas ficaram a brincar com as novas amigas, fomos dar um pequeno passeio por Rissani à noite.

A conversa andou sempre sobre as tradições locais até que, ao passar por um local onde se faziam as festividades para um casamento, a minha esposa teve direito a entrar na festa da noiva. Eu fiquei cá fora… Para quem gosta de cultura local, isto não podia ter sido melhor!

Depois do passeio voltamos a casa para jantar com toda a família.

O jantar caseiro que tanto gostamos e agradecemos

Também ficamos a saber que o Sr. Abdou e a sua família tinham instalado na sua própria casa uma instituição que tomava conta de crianças, ensinava e cuidava. Uma espécie de infantários.

Depois fomos dormir na autocaravana. Pernoitamos mesmo ao lado da casa dos nossos novos amigos.

Subscreva o nosso canal no Youtube e veja o resumo em video:

2 thoughts on “2019 Marrocos (dia 9)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s