2019 Marrocos (dia 7)

Estávamos a meio da nossa aventura e consideramos que a partir deste dia, iniciamos outro estilo de aventura em Marrocos. Estamos na parte do deserto, muito diferente do que estamos habituados, as pessoas também são diferentes. As cidades são mais pequenas e mais características. Ait Ben Haddou é uma delas! Parece um sonho saído de um filme. E não é que foi e é usada em grandes filmes e séries? Vários filmes épicos, não estivéssemos nós nas imediações de Ourzazate e dos estudios Atlas!

17/4 Ait Ben Haddou

Depois de um dia em que estivemos a restabelecer energia, lá nos levantamos (tarde como o costume) e saímos do parque de campismo em direção a Ait Ben Hadou. Era mesmo ao lado. Dez minutos depois já estávamos neste chamado Ksar! Era diferente de tudo. A arquitetura, os materiais de construção, a paisagem e o oásis ao longo fo rio…

Parque de campismo – Ait Ben Haddou

Havia vários autocarros de turismo parados e como em Marrocos ainda não há problemas de estacionamento, rapidamente fui ajudado para estacionar a autocaravana ao lado dos autocarros!

A nossa autocaravana, quase tão grande como um autocarro

Ait Ben Haddou é património mundial da humanidade, e, durante a aproximação, a vontade de tirar fotografias é quase natural pois parece uma aldeia de outro mundo. Já quase ninguém vive nesta povoação. De dia tem lojas e mais lojinhas com muito artesanato local para os turistas, restaurantes e casas para visitar o interior. Os habitantes vivem do outro lado do rio. Ao longo do rio existe um oásis onde estão as hortas e o verde. Á volta é deserto…

Neste dia havia bastantes turistas mas nada que incomodasse como agora acontece nos principais pontos turísticos na Europa, que só de pensar na multidão, já apetece nem sequer visitar. Aqui não: sossego e espaço.

Começamos a visita e começamos a tirar fotos…

À medida que íamos entrando na povoação, íamos recolhendo informação sobre a mesma. Foi escolhida para cenário de diversos filmes épicos, desde os mais antigos como o Lawrence of Arabia passando por Indiana Jones, Cleopatra, O Gladiador, Principe da Pérsia e mais recentemente Jogo dos Tronos… Não é nada de admirar pois parece que estamos mesmo num cenário, mas não, é uma vila original e que em tempos era habitada e com uma arquitetura espetacular, toda feita com barro e palha… As imagens falam mais do que mil palavras:

Ainda não acreditávamos que estávamos ali! Depois de passearmos pelos caminhos dentro da aldeia hora de tentar ver uma casa por dentro!

Apanhamos uma porta aberta e entramos. Ao principio pensávamos que não podíamos mas logo de seguida fomos recebidos e convidados a tomar chá. Em Marrocos isto é o habitual, onde quer que vamos, a primeira coisa que temos que fazer é tomar chá… Mas aqui não era só chá! Vieram também uns biscoitos caseiros que nunca tínhamos provado e que eram muito bons!

A muito simpática proprietária que nos recebeu com um chá marroquino

O chá é sempre um bom pretexto para uma boa conversa e como entendiam francês, lá começamos a falar. Ficamos a saber que esta casa era já muito antiga, tendo já atravessado várias gerações da família e que neste momento era uma das poucas casas ainda habitadas na vila. De dia funcionava como loja e visita de turistas assim como também servia para guardar os animais. Tinha ainda uma cozinha tradicional e o resto era uma casa também tradicional mas que foi melhorada ao longo dos tempos. Já tinha uma cozinha mais atual que também servia de apoio durante o dia. Além de mostrarem a casa aos turistas também vendiam tapetes. Foi assim que conhecemos a Latifa, que tão gentilmente nos recebeu na sua casa.

Á conversa veio juntar-se o irmão Jamal também muito simpático. Continuamos a falar: Jamal participou como figurante no filme “O Gladiador” em várias cenas filmadas no Ksar quando era pequeno. Agora faz disso uma recordação de marca na sua loja de venda de tapetes e outros têxteis tradicionais de Marrocos que nos foi mostrando enquanto tomávamos o chá e comíamos aqueles biscoitos espetaculares!

Entretanto as minhas filhas, adoraram a Latifa e passaram a acompanhá-la o resto do tempo: foram deitar comida aos animais, ajudaram a limpar a casa e muito mais… Adoraram!

Aproveitei para ver uns tapetes, pois precisávamos de um para a nossa sala e aqui apenas existiam tapetes artesanais feitos nos teares manuais e de acordo com as tradições berberes. Cada um mais lindo que o outro. A escolha estava difícil mas lá conseguimos comprar um (vejam aqui o resultado final na nossa sala e um pouco de como são feitos).

Depois do negócio feito, já parecia que estávamos em família. Jamal convidou-nos para almoçarmos com eles… Não tinham nada preparado mas sendo hora de almoço, partilharam o seu almoço connosco! Não sabíamos se havíamos de aceitar ou não mas escolhemos aceitar! Experiência que nunca mais nos vamos esquecer…

Almoço em família

Este tipo de experiência foi único até agora e não tem preço. Mas durante o almoço fomos ainda convidados a conhecer o resto da família e a jantar na casa na nova aldeia. Só fiz a pergunta: Tem sitio para estacionar a autocaravana junto da vossa casa? E é seguro? E pronto, aceitamos logo! Estávamos a viver um dia como se fossemos marroquinos em Ait Ben Haddou!

Entretanto as miúdas foram com a Latifa tratar dos animais e assistiram ao nascimento de uma ovelhinha.

Também tivemos direito a uma visita guiada com a Latifa à aldeia durante a tarde.

Melhor que mil palavras, o dia e meio que passamos em Ait Ben Haddou no nosso video:

Um dia em Ait Ben Haddou

Resumindo, foi um dia de sonho, que não estava planeado e que nunca vamos esquecer. Ficamos amigos e um dia vamos voltar com certeza.

Pernoitamos ao lada da casa dos nossos novos amigos na aldeia nova sem problemas.

4 thoughts on “2019 Marrocos (dia 7)

  1. Grande Rui,e Família.Parabéns,já estive montes de vezes em Marrocos,mas nunca de Autocaravana,estou a programar a minha ida em Abril,e vou tentar seguir os Teus Passos.Obrigado por estes post’s,acaba é antes do Próximo Abril,para me ajudares na minha Viagem.Abraço

    Gostar

Deixe um comentário