2019 Marrocos (dia 6)

Depois do dia passado em Marraquexe, chegamos ao dia da despedida. A nossa dupla de autocaravanas vai separar-se: Uma segue em direção a Casa Blanca e depois Tanger MED para apanhar o ferry de regresso pas Portugal e nós vamos continuar a aventura a solo rumo ao interior de Marrocos com o objetivo final de visitar o deserto.

Para quem tem dúvidas sobre a segurança em Marrocos, fica aqui o exemplo da minha cunhada que, juntamente com a filha, sem qualquer experiência anterior em autocaravanismo nem Marrocos, aceitou o desafio, alugou uma autocaravana e acompanhou-nos durante 6 dias e voltou sozinha para Portugal.

O parque onde ficamos, mesmo no centro, consegue ser bastante silencioso pelo que deu para descansar até tarde depois da noite anterior. Hora de preparar as autocaravanas: vazar e encher águas e seguir viagem, cada um para o seu destino.

16/4 Marraquexe – Parque de Campismo em Tabourate

O nosso próximo objetivo era Ait Ben Haddou, típica e diferente de tudo o que já tínhamos visto até agora, mas para lá chegar tínhamos que transpor as montanhas do Atlas. Apanhamos a estrada N9 e passado algum tempo começamos a subir. Paisagens muito bonitas mais uma vez, mas parece que o pesadelo das obras de melhoramento depois da N8, iam-se repetir também na N9, mas de forma mais violenta: estávamos em plena montanha com obras pesadas de alargamento e diminuição das curvas. A velocidade teve que baixar drasticamente e asfalto em vários kms não existia. Muitas das vezes não podia andar mais de 20Km/h…

Área de Serviço em Marraquexe – Camping L’Escale de Ourzarzate

Mesmo assim as vistas eram magnificas. Ainda conseguimos ver neve nos picos mais altos e a temperatura era bem mais agradável. Não fossem as obras na estrada a estragarem um pouco as vistas e a viagem. No entanto acredito que depois das obras, a viagem fique muito mais fácil de fazer e mais rápida.

Hora de fazer uma paragem para almoçar na montanha!

Depois do almoço, voltamos à estrada (ou do que resta dela) e começamos a descer. A paisagem mudou radicalmente e o verde começou a ser raro e o normal já era mais tipo deserto com oásis em algumas zonas.

Com tudo isto, o tempo foi passando devagarinho e no final da tarde, por volta das 16h, chegamos a Tabourate, onde entramos num parque de campismo com piscina para quebrar a rotina e por outro lado colocar a lavandaria em dia.

Parque de Campismo onde ficamos já perto de Ourzazate

O parque de campismo mudou de nome recentemente e tem tudo o que se espera incluindo piscina. As miúdas foram logo para a piscina. Eram as únicas. O tempo estava quente mas ventoso, mas para as crianças, qualquer tipo de tempo serve para ir dar um mergulho…

Passamos uma tarde mais calma mas com muito trabalho de manutenção da roupa e da própria autocaravana, pois o tempo de viagem assim o exigia para podermos seguir com a segunda parte da aventura. A roupa secou em poucos minutos, pois aqui sim, o ar é seco e o vento abundante.

Este foi um dia longo e com poucas novidades mas o dia seguinte tudo ia mudar! No final do dia um jantar piquenique e depois toca a descansar.

Um jantar típico português no centro de Marrocos

Qual será a aventura do dia seguinte?

One thought on “2019 Marrocos (dia 6)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s