Depois do dia passado em Marraquexe, chegamos ao dia da despedida. A nossa dupla de autocaravanas vai separar-se: Uma segue em direção a Casa Blanca e depois Tanger MED para apanhar o ferry de regresso pas Portugal e nós vamos continuar a aventura a solo rumo ao interior de Marrocos com o objetivo final de visitar o deserto.
Para quem tem dúvidas sobre a segurança em Marrocos, fica aqui o exemplo da minha cunhada que, juntamente com a filha, sem qualquer experiência anterior em autocaravanismo nem Marrocos, aceitou o desafio, alugou uma autocaravana e acompanhou-nos durante 6 dias e voltou sozinha para Portugal.
O parque onde ficamos, mesmo no centro, consegue ser bastante silencioso pelo que deu para descansar até tarde depois da noite anterior. Hora de preparar as autocaravanas: vazar e encher águas e seguir viagem, cada um para o seu destino.
16/4 Marraquexe – Parque de Campismo em Tabourate
O nosso próximo objetivo era Ait Ben Haddou, típica e diferente de tudo o que já tínhamos visto até agora, mas para lá chegar tínhamos que transpor as montanhas do Atlas. Apanhamos a estrada N9 e passado algum tempo começamos a subir. Paisagens muito bonitas mais uma vez, mas parece que o pesadelo das obras de melhoramento depois da N8, iam-se repetir também na N9, mas de forma mais violenta: estávamos em plena montanha com obras pesadas de alargamento e diminuição das curvas. A velocidade teve que baixar drasticamente e asfalto em vários kms não existia. Muitas das vezes não podia andar mais de 20Km/h…

Mesmo assim as vistas eram magnificas. Ainda conseguimos ver neve nos picos mais altos e a temperatura era bem mais agradável. Não fossem as obras na estrada a estragarem um pouco as vistas e a viagem. No entanto acredito que depois das obras, a viagem fique muito mais fácil de fazer e mais rápida.
Hora de fazer uma paragem para almoçar na montanha!
Estacionado para almoçar
Depois do almoço, voltamos à estrada (ou do que resta dela) e começamos a descer. A paisagem mudou radicalmente e o verde começou a ser raro e o normal já era mais tipo deserto com oásis em algumas zonas.
Com tudo isto, o tempo foi passando devagarinho e no final da tarde, por volta das 16h, chegamos a Tabourate, onde entramos num parque de campismo com piscina para quebrar a rotina e por outro lado colocar a lavandaria em dia.

O parque de campismo mudou de nome recentemente e tem tudo o que se espera incluindo piscina. As miúdas foram logo para a piscina. Eram as únicas. O tempo estava quente mas ventoso, mas para as crianças, qualquer tipo de tempo serve para ir dar um mergulho…
Que fresquinha! O pôr do sol
Passamos uma tarde mais calma mas com muito trabalho de manutenção da roupa e da própria autocaravana, pois o tempo de viagem assim o exigia para podermos seguir com a segunda parte da aventura. A roupa secou em poucos minutos, pois aqui sim, o ar é seco e o vento abundante.
Este foi um dia longo e com poucas novidades mas o dia seguinte tudo ia mudar! No final do dia um jantar piquenique e depois toca a descansar.

Qual será a aventura do dia seguinte?
One thought on “2019 Marrocos (dia 6)”