2019 Marrocos (dia 5)

E chegamos ao quinto dia da aventura. Como de costume, o homem do leme foi o primeiro a levantar-se. Este parque do supermercado Acima até foi até sossegado durante a noite, mas de manhã começou fazer algum ruido do trânsito na estrada principal e então, levantei-me enquanto o resto da família ainda estava a descansar.

Estava um dia bom e já com algum calor, mas bastante agradável. Mal o supermercado abriu, fui pela primeira vez ver as diferenças entre um Acima de Marrocos e um Auchan de Portugal!

Logo à entrada uma grande diferença: Todas as especiarias vendiam-se em doses à medida e nada de sacos plásticos com doses certas. Era só escolher e pesar. Como fazemos com a fruta! Não tirei nenhuma foto…

Depois o resto não é muito diferente. Não falta nada! Todos os produtos e variedades estão lá e a preços europeus (que se calhar para um marroquino pode ser bastante caro).

Outra particularidade, foi ter encontrado uma mesquita improvisada no corredor central que dá acesso ao supermercado.

Comprei pão (que além da internacional baguete, também tem o pão tradicional de marrocos) e vim para a autocaravana acordar o resto da família para seguirmos para Marraquexe!

15/4 Beni Mellal – Marraquexe Parque ASA Koutobia

Beni Mellal – Área de serviço Koutobia

Continuamos na estrada N8 em direção a Marraquexe. Mais 3 horas de viagem numa estrada razoável e muito movimentada. Por volta da hora do almoço estávamos a chegar ao parque no centro de Marraquexe, estrategicamente escolhido para estacionar, visitar Marraquexe e passar a noite, mesmo ao lado da famosa mesquita Koutobia e da praça Jamaa Fna! Mesmo no coração de Marraquexe e com todos os serviços necessários.

Hora para almoçar antes de partirmos para conhecer Marraquexe.

Eu já conhecia Marraquexe, pois tinha lá ido num fim de semana prolongado em Outubro há 3 anos atrás. Nessa altura nasceu o bichinho de ir novamente a Marrocos pois adoramos a visita! Desta vez voltamos para recordar, dar a cohecer às nossas filhas e às nossas acompanhantes que nunca cá tinham estado. Para elas era o último dia antes do regresso em direção a Portugal! Iria ser o dia da despedida.

Lá nos preparamos a arrancamos em direção à praça Jamaa Fna ao inicio da tarde, que estava viva e cheia de pessoas e muitos turistas como nós. Nada de grandes exageros de multidão! Na quantidade suficiente.

Esta praça é para mim icónica! Apesar de termos estado numa praça em Meknes e Fez com características idênticas, esta é única e inesquecível. Agora estávamos a passar por ela de dia, mas iriamos estar também à noite em que acho que é ainda mais interessante e única!

Tinha prometido às minhas filhas de fazer uma tatuagem marroquina em Marraquexe e lá tive que cumprir mal chegamos.

Depois das tatuagens feitas (que têm um nome mas que já não me lembro) lá fomos nós mergulhar na medina de Marraquexe. Nesta eu ia ser o guia!

Dentro da medina de Marraquexe

Apesar de esta já ser a terceira medina que visitamos, não deixa de ser diferente por incrível que pareça. Esta tem claramente muito mais turistas e é por isso muito mais movimentada. Pareceu-me que, comparada com a minha visita à três anos atrás, está menos tradicional e mais sofisticada. Andamos cerca de 2h pelas ruas, com as suas souks e depois ao final da tarde voltamos à praça, mas já com algumas compras: desta vez todas as minhas acompanhantes não resistiram em comprar um vestido típico que também tem um nome próprio mas que não o sei agora!

De volta à praça já vestidas a rigor

Hora de tomar uns sumos naturais que aqui são mais baratos que os refrigerantes!

Era dia de despedida e por isso decidimos fazer um jantar temático. Com todas as mulheres vestidas a rigor era só arranjar um restaurante à altura.

Estava eu de telemóvel na mão à procura de restaurante, quando um marroquino nos abordou e nos anunciou um restaurante num Riad típico. Decidimos ir e não podia ter sido escolha mais acertada!

Restaurante Dar Essalam onde foi filmado um dos filmes de Hitchcock em 1956

Entramos num restaurante palácio com salas temáticas e simplesmente fantástico! Música e danças típicas ao vivo com as famosas tagines que degustamos e que foram as melhores que comemos em restaurante. Veja o site e o video deste restaurante!

Foi um jantar não planeado e que foi bastante apreciado. Uma cereja no topo do bolo para o dia da despedida!

De volta à praça e agora de noite, a praça transfigurou-se! Nem parece a mesma.

Desde jogos, serpentes, macacos, lojas, etc! Agora no seu centro temos diversos restaurantes montados e que competem pelos clientes. Todos numerados e devidamente registados, fazem o que podem para que os escolhemos. Já tínhamos jantado mas fomos ver este espetáculo de cor, cheiro e luzes que são indescritíveis e só mesmo estando lá!

Com tanta emoção e experiências fantásticas estávamos a chegar ao fim do dia e lá nos dirigimos para as autocaravanas que estavam mesmo ali ao pé. Ainda houve tempo para umas fotos noturnas com a torre da mesquita Koutubia!

Mais um fantástico que nos vai ficar na memória para sempre.

Esta visita a Marraquexe foi bastante rápida e apenas visitamos o centro. No entanto aqui há muito a descobrir além do que visitamos. Para mais informação consultar informação em:

Visite a nossa página no Facebook em www.facebook.com/viagensaaventuras e veja mais conteúdos relacionados com este dia da aventura, principalmente videos que complementam esta história.

2 thoughts on “2019 Marrocos (dia 5)

  1. Oh pá, espetacular! Também quero! Sempre tive algum receio e por isso nunca atravessei o mediterrâneo, mas cada vez mais sinto um apelo por ir à descoberta dessas zonas. Os relatos, como este, que tenho vindo a ler ultimamente estão a dar-me alguma confiança e agora com a Autocarripana ainda mais ontafe tenho. Obrigada, gostei muito de ler este post. Continuação de boas aventuras!

    Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s