Rumo a Marrocos (dia 1)

Hoje íamos pela primeira vez entrar em África! uma grande emoção para todos…

Veja o nosso vídeo

Subscreva o nosso canal Viagens e Aventuras aqui para ser o primeiro a ver os vídeos das nossas aventuras!

Finalmente deixamos Europa e entramos em África Subscreva o nosso canal Viagens e Aventuras

11/4/2019: ASA Badajoz – Algeciras Agência Normandie – Tanger MED

Depois de uma noite bem passada na ASA de Badajoz, como sempre de manhã, as crianças nunca se querem levantar! Nem mesmo a novidade de irmos atravessar o Mediterrâneo de barco facilitava! Aos poucos lá fomos acordando, pequeno almoço e prontos para arrancar. Mas com tudo isto já eram 10h30m!

ASA Badajoz – Algeciras (Agencia de Viagens Normandie)

A meio do caminho, numa estação de serviço de Autoestrada (Rest Area: El Garrobo, Autovia Ruta de la Plata – incluido no itinerário em cima), uma paragem estratégica para abastecer combustível e almoçar, pois ainda estavamos com o fuso horário de Portugal.

Depois do merecido petisco, e como esta estação de serviço tinha também área de serviço para autocaravanas, fizemos o primeiro despejo e carregamento da viagem (gratuito para quem abastece combustível) e assim 100% preparados para entrar em Marrocos ainda nesse dia. Aqui não havia GPL. Em Algeciras também não há. Se necessitar de atestar GPL poderá fazê-lo antes de chegar a Algeciras na única estação de serviço com GPL da zona: Rest area Los Barrios, C-440a.

Sobre a passagem de Ferry, tinha planeado passar durante a noite (aconselhado por um colega com muita experiência nas idas a Marrocos). No entanto como estávamos dentro do horário e estava bom tempo achamos que seria interessante atravessar de dia e ver a paisagem. Assim pensamos e assim fizemos. De volta à estrada rumo a Algeciras para levantar as passagens de ferry na Agencia Normandie (ver preparativos para a viagem a Marrocos).

A Agencia de Viagens Normandie é especialista em Autocaravanas. Fica situada numa zona comercial onde não faltam diversos supermercados e parques de estacionamento. Até é possível permoitar nas redondezas para quem prefira fazer a travessia de manhã.

Quando chegamos fiquei um pouco preocupado pois o aspeto das instalações não são as melhores mas o que é facto é que mal cheguei tinha tudo preparado e foi só pagar (em dinheiro apenas). Ainda tivemos um brinde para is adultos (vinho) e crianças (bolachas de chocolate)!

Mesmo a tempo de apanhar a travessia das 18h. Daqui ao porto é muito perto e em dez minutos estávamos a entrar no porto.

Entrada no porto para o Ferry da FRS

Estávamos prestes a sair da Europa e entrar em África! Neste dia não parecia haver grande confusão. Pelo que tinha lido, o processo de embarque e desembarque poderia tornar-se uma aventura. Não nos podemos queixar pois apesar de alguma espera não posso classificar como terrível: até correu bem!

É claro que demora tempo: há que trocar os vouchers pelos bilhetes, validar passaportes e identificação e depois arrumar a autocaravana no Ferry.

Ferry Algeciras – Tanger MED da FRS

A viagem dura cerca de uma hora e meia. No Ferry podemos encontrar de tudo para comer e comprar ainda em €. Durante a viagem temos que fazer o controlo de passaportes com as entidades marroquinas.e depois de desembarcar, nova burocracia de verificação, validação de passaportes e da autocaravana. É emitido um documento que substitui os da Autocaravana durante a permanência em Marrocos.

No Mediterrâneo há muito vento! No Ferry de costas para Gibraltar!

Depois de desembarcar, nova burocracia de verificação, validação de passaportes e da autocaravana. É emitido um documento que substitui os da Autocaravana durante a permanência em Marrocos. Um pouco mais demorado e confuso do lado marroquino.

E com tudo isto acabamos por sair do porto Tanger MED já de noite e assim pisar logo uma das regras que era: não conduzir à noite, e já passava das 21h!

Tinha planeado ficar num parque de campismo em Asilah mas com estes contratempos o GPS ainda marcava mais uma hora de viagem pelo que achei melhor procurar na aplicação Park4Night uma alternativa: encontrei uma estação de serviço de autoestrada Total com guarda e que estava bem cotada em termos de comentários e segurança e lá fomos.

Porto Tanger MED – Estação de Serviço TOTAL

Durante a viagem e sendo Autoestrada paga a situação mais estranha for ver pessoas na Autoestrada. De resto nada muito diferente.

Mal chegamos verifiquei que era uma estação de serviço como qualquer uma aqui em Portugal. Tinha cafetaria, mini-mercado e até uma mesquita! Mal chegamos o guarda veio ter connosco e levou-nos para o local que disse ser de segurança. Já lá estavam dois outros aventureiros e pronto: estacionamos as duas autocaravanas (claro que tive que dar alguma coisa ao guarda mas se tivesse que pagar parque de campismo ficaria menos económico).

A opção acabou por não ser má, porque acabamos por resolver no local o problema da internet: na loja vendiam cartões da Marrocos Telecom. Já tinha 10Gb de internet!

Também tinha caixa ATM e fiz a primeira utilização do meu cartão Revolut infelizmente sem sucesso. Acabei por utilizar o meu cartão VISA para o primeiro levantamento em Dirhams para não ficar mal no pagamento das portagens que apenas pode ser feito em dinheiro.

Estamos em Marrocos, África! Nem dá para acreditar! E lá fomos dormir…

4 thoughts on “Rumo a Marrocos (dia 1)

  1. Ainda agora comecei a ler e estou encantada com os seus pormenores e da forma como descreve tudo. Adorava fazer uma aventura destas na minha autocaravana mas só poderá a conhecer daqui a uns aninhos porque tenho um bebé.
    Obrigada e bem haja pessoas como você!

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s