Las Médulas (dia 9)

Se ao final do dia, com o pôr do sol, este lugar parecia encantado, com o nascer do dia, e com uma maior visibilidade, confirmamos mesmo que a paisagem era espetacular, com os tons de laranja misturados com a vegetação verde e o sol a realçar resulta em algo que nunca tínhamos visto. Estávamos num local classificado património da humanidade: Antigas minas de ouro exploradas pelos romanos e que são conhecidas como Las Médulas.

10/03/2019 Visita guiada às minas e caça ao ouro

O local está muito bem organizado. Primeiro visitamos um centro de interpretação, onde ficámos a saber quase tudo sobre o que naquele sítio aconteceu e que neste caso é bem interessante: como os romanos exploravam ouro nesta terra e como o faziam de forma inteligente apenas usando água. É difícil imaginar como praticamente destruíram montanhas apenas com a força da água.

Depois optamos por uma visita guiada que foi uma boa opção. Tivemos a sorte de ainda ter vaga, pois geralmente só com reserva antecipada. Na época alta deve ser difícil ter esta sorte, pois esta atração turística que desconhecia, parece ser bastante popular para quem gosta de natureza e fazer caminhadas. As paisagens são de cortar a respiração. Toda a zona da região El Bierzo é assim.

Se não quiser uma visita guiada, não tem custos para visitar.

Começamos a visita turística com uma guia que nos explicou todas as curiosidades. As miúdas perguntaram-se se ainda havia ouro… E eu disse que talvez: começou a caça ao ouro e ele estava por todo o lado!

As mineiras à caça do ouro

A caminhada apenas passa por uma parte das minas. Existe a possibilidade de fazer caminhadas mais ou menos longas e com mais ou menos dificuldade. Para todos os gostos e todas elas magníficas.

Durante o caminho passamos por árvores com centenas ou até milhares de anos:

As montanhas que vemos de cor laranja são o que resta e que acabou por não ser explorado pelos romanos após o abandono das mesmas.

Parte da montanha que não foi minada
Vista de um ponto mais alto

Depois da visita de cerca de 2 horas, voltamos ao ponto de partida e fomos dar uma voltinha à aldeia.

Hora para almoçarmos. Escolhemos um restaurante local rural e um prato típico. Aqui constatamos que apesar de estarmos em Espanha, no norte os pratos são algo parecidos com os do norte de Portugal. Gostámos imenso!

Hora de nos despedirmos deste local espetacular e voltarmos a casa. A aventura estava a terminar e apenas restava o tempo suficiente para voltar a casa.

E assim terminou a nossa aventura pelas regiões de Castilha, Leão e Cantábria. Veja aqui todo o itinerário para reutilizar ou adaptar… Espero que tenham gostado e até à próxima aventura…

Veja o nosso vídeo

Subscreva o nosso canal Viagens e Aventuras aqui para ser o primeiro a ver os videos das nossas aventuras!

One thought on “Las Médulas (dia 9)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s