Cabárceno – Alto Campoo – Leão (dia 4 e 5)

Depois de um dia espetacular no parque Cabárceno, hoje era dia de descansar um pouco e preparar para mudar de registo embora ainda na natureza: Agora vamos para a montanha com neve!

05/03/2019 Vamos à Montanha e à Neve

Não havia hora marcada para acordar. O nosso único compromisso era ir pernoitar na estância de ski Alto Campoo, ainda na região da Cantábria. Estava um dia muito bom e aproveitamos para tomar banho, uma pequena limpeza à Autocaravana, apanhar sol, brincar e estar em família.

Um pouco de descanso também é preciso

A área de serviço onde ficamos é boa em muitos aspetos: Espaço grande para estacionar, mesmo à porta do parque Cabárceno, com zona relvada, árvores e até um lago. No entanto a nível dos serviços para a Autocaravana propriamente ditos, está um pouco abandonada e mal tratada: o abastecimento de água potável e descargas está a precisar de manutenção. Nada que não se consiga ultrapassar: lá fiz a descarga e carga para pelo menos mais 2 dias. Se não fossem estes pequenos pormenores era uma área de 5 estrelas.

Almoçámos tarde, tentamos uma pequena sesta (mas com crianças isso é impossível!) e arrancamos para a estação de ski Campo Altoo:

Parque Cabárceno – Estação de Ski Alto Campoo

Pelo caminho ainda parámos em Reinosa, para ir ao supermercado, atestar gasóleo e tentar encontrar GPL (mas este último sem sucesso). Não era que estivesse a necessitar de GPL, mas quando vou para a montanha, gosto sempre de ir com os depósitos cheios (gasóleo e gás GPL) pois nunca se sabe o que pode ser necessário!

Depois avançamos em direção à montanha! A subida é muito gradual sem grande subidas e com bons acessos. Rapidamente se chega de Reinosa à estação de ski. Já com o sol posto e com algum vento e nevoeiro: o tempo parecia estar a mudar…

Não me deixaram escolher o local que eu queria e deram-me a indicação de onde poderia estacionar. Estacionei ao lado de uma outra Autocaravana e com esta vista:

Parque de estacionamento Alto Campoo

A esta hora já a estação está fechada há muito tempo e o parque vazio. Estranhei haver poucas Autocaravanas. Mais ainda mais quando a que estava ao nosso lado saiu e foi embora… Pouco a pouco verifiquei que estávamos a ficar sozinhos no parque e a noite a cair. Sem stress, desde que haja Internet no telemóvel!

Vida de criança autocaravanista é muito dificil!

O vento começava a ser mais forte e acompanhado de chuva. Fui ver a meteorologia e havia previsão de chuva e até neve para o local onde nos encontrávamos. Verifiquei apenas se ia chuver e quais as temperaturas: Nada de anormal numa montanha! Estávamos preparados!

Era a primeira vez que íamos ficar a pernoitar na montanha no inverno. Era também a primeira vez que Íamos fazer ski com a Autocaravana. Afinal éramos nesta altura autocaravanistas há menos de meio ano: aprendizes! Muitas coisas a serem feitas pela primeira vez!

Já com a noite, o vento aumentou significativamente ao ponto de se tornar incómodo pois a Autocaravana já abanava um pouco, principalmente com as rajadas mais fortes. Fomos jantar todos contentes! Amanhã queríamos ir fazer ski!

Depois do jantar, o vento e chuva estavam ainda mais fortes e como estava num local isolado, o vento começava a meter algum medo. Decidi mudar de sítio e colocar-me num local mais abrigado: opção que resultou bem… inicialmente e durante algum tempo.

O vento e chuva continua a piorar significativamente e o pânico começa a instalar-se! Ninguém conseguia dormir: o barulho do vento e a agitação que provocava era de tal forma que até eu estava a ficar com medo!

As claraboias começaram a bater e a abrir… tive que usar o fecho de segurança para que elas não abrissem (felizmente resultou). A Autocaravana abanava constantemente e violentamente: parecia que ia levantar voo e tombar…

A dada altura pensei abandonar o local, mas entretanto começou a nevar: descer uma montanha com estas condições poderia ser pior ainda. Verifiquei que apesar de estarmos sozinhos no parque, havia apartamentos com pessoas na zona e volta e meia a polícia fazia ronda na zona. Não estávamos completamente sozinhos e tinha Internet! Fui ao Facebook consultar os colegas profissionais, que certamente já teriam passado por situações idênticas… Prontamente responderam várias pessoas com experiências idênticas:

As respostas que obtive foram um conforto no momento. Fiquei a saber que não éramos os únicos a passar por tal experiência e que era normal estar apavorado. Mas o problema ia agravando-se!

Foi nesta noite que descobri que o vento também faz parte da meteorologia: normalmente nas minhas viagens não costumo dar importância. Vejo sempre se chove ou não e as temperaturas esperadas. A partir de agora também passo a olhar para o vento!

Felizmente o acesso internet 4G funcionava muito bem: Só eu estava na internet e era toda para mim! Instalei uma nova App de tempo que me dá alertas de mau tempo e pormenores hora a hora do tempo que vai estar e infelizmente não havia boas notícias: havia vários alertas amarelos para a região devido a vento forte de 100/120Kmh e com rajadas até 150Km/h! Só eu sabia a informação que mantive em segredo para o resto da família. Dizia eu: Isto está a melhorar! Vamos dormir!

Para entreter o stress fomos ver Netflix e pensar que ia tudo correr bem! Mas o tempo passava devagarinho e o vento e a neve a bater na autocaravana era aterrorizador! Se tivesse feito um video no momento ia ser uma recordação. Mas nem me lembrei de fazer um video desta situação. Estava meio bloqueado.

Consegui colocar o resto da família a dormir e eu e o cão ficámos alerta toda a noite sem dormir!

Será que escapamos sem problemas?… Podemos dizer que ainda não foi desta, mas estivemos quase!

06/03/2019 Ressaca de uma noite de tempestade

Se o dia anterior tinha começado bem e acabado em tempestade, este começou em tempestade e acabou tranquilo em Leão. Sim sobrevivemos para contar e nada aconteceu felizmente! Apenas um susto e uma memória para mais tarde recordar… a Autocaravana é segura e resiste a ventos tempestuosos… pelo menos neste caso em que foram anunciadas rajadas até 150Km/h!

Companheiros preocupados com a nossa noite tempestuosa!

Depois de uma noite em claro, mal amanheceu e a tempestade abrandou, vim ver os estragos! Felizmente estava tudo bem. A neve ainda caia, e agora, com menos vento, estava a começar a acumular.

O cantinho que nos protegeu de males piores

Os planos de ir fazer ski estavam comprometidos pois sem dormir, a vontade era pouca! Por outro lado, acho que as pistas não iam abrir… o vento apesar de ter diminuído, não permitia fazer ski em segurança!

Aproveitando a pouca neve e ainda nenhum gelo, decidi descer o mais rápido possível e escolher um local para descansar: fomos para Leão. O ski fica para outro dia!

Alto Campoo – Área de Autocaravanas de Leão

A viagem correu bem, embora com forte vento que não permitia grandes velocidades: estava constantemente a tentar despistar a autocaravana. Mas lá fomos para a área de autocaravanas de Leão, com bons comentários por parte de quem já lá esteve antes e que subscrevo.

Área de Autocaravanas de Leão

Quando chegámos, estava quase cheia, mas ainda deu para estacionar gratuitamente nos locais para Autocaravanas. No entanto rapidamente encheu! Em alternativa pode estacionar nos locais restantes no parque, mas nesse caso tem que pagar. Só os lugares reservados para autocaravanas são gratuitos mas limitados a 48h.

Área de Autocaravanas de Leão

Esta área está bem localizada, tem parque infantil, espaço verde, supermercado Mercadona e relativamente perto do centro (+- 15 minutos a pé). Apesar de estar em zona movimentada, o ruído do trânsito à noite é aceitável para dormir. Eu neste dia dormia de qualquer maneira depois da aventura da última noite!

E assim o fizemos: Almoçamos e fomos todos dormir para recuperar da noite de terror, para continuar a aventura nos próximos dias!

Veja o nosso vídeo

Subscreva o nosso canal Viagens e Aventuras aqui para ser o primeiro a ver os vídeos das nossas aventuras!

A nossa aventura na tempestade

3 thoughts on “Cabárceno – Alto Campoo – Leão (dia 4 e 5)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s